Falta de Educação ou Transtorno Comportamental?

Justificar Comportamentos é o que o ser humano mais faz com maestria. 
O sujeito fala alto e age explosivamente  com os colegas de trabalho, no trânsito ou quando discorda da conta do restaurante, e de repente você ouve alguém próximo ou o próprio se justificar "ele é assim porque é descendente de italiano, espanhol..."; 

A amiga é extremamente possessiva e ciumenta em seus relacionamentos, logo se explica: "é assim porque seu signo é Escorpião, leão, cavalo"...  

Em casa o filho costuma gritar com seus pais, irmãos, familiares e lá vem outra justificativa: "fulano é assim porque tem personalidade forte"... 

O fato é que, de justificativa em justificativa muitas pessoas passam a crer piamente nas próprias ou nas desculpas dos outros sobre Comportamentos e sobre escolhas. Ao passo que, uma malcriação ou um comportamento agressivo fica no esteriótipo do senso comum, e quem age de maneira deselegante e hostil com o outro está sempre com a razão.

Ou a gente acredita que ser maltratado é comum e faz a política da boa vizinhança, ou então se afasta para a pessoa perceber que explosividade e excessos comportamentais só fazem com que os outros não queiram estar por perto. 
As pessoas com quem fazemos trocas afetivas devem nos servir para fazer-nos bem, se assim não acontecer algo está muito errado!

Pavio curto, explodividade, nervosismo descabido com frequência não são desculpas para tratar as pessoas com quem convivemos de maneira rude. Afinal, quem é que não tem problemas? Saiba que estas características são de um transtorno cujo, o nome é Transtorno Explosivo Intermitente, que acomete pessoas em diversas faixas etárias, e iniciam-se com ataques de fúrias de motivo desconhecido, agressividade e dificuldade em se colocar no lugar do outro. 

É importante diferenciar pessoas mal educadas de pessoas que apresentam algum transtorno de personalidade como o Transtorno Explosivo intermitente.

Ambos os casos são passíveis de psicoterapia para uma mudança de atitude. 

Psicóloga Maria Rita Pontes CRP 08/12763

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão Sazonal: conheça as causas e sintomas.