Depressão Sazonal: conheça as causas e sintomas.

Conhecida por causar crises de melancolia e angústia em mudanças bruscas climáticas, a Depressão Sazonal é um quadro persistente que acomete pessoas com predisposição à crises de ansiedade e Depressão.
Geralmente ocorre em épocas do ano onde a temperatura e o clima caem, dias chuvosos e acinzentados podem causar a estas pessoas extrema angústia e sensação de vazio, além de crises de choro repentinas e desânimo.
Estações do ano como o inverno são propícias para despertar em grande parte da população mundial quadros de melancolia persistente e entre os sintomas da chamada doença mental de Inverno estão: 
  • Dormem por mais horas por dia no inverno, mas mesmo assim continuam cansadas e tem dificuldade acordar de manhã.
  • Aumento de apetite, vontade de comer carboidratos, Chocolates e doces.
  • Mudanças na energia e motivação: dificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual.
  • Mudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima, sensação de depressão.
  • Piora da Tensão Pré-Menstrual.
  • Despertar cedo demais pela manhã, ou insônia e intranquilidade.
  • Diminuição de apetite e perda de peso.
A depressão sazonal não ocorre apenas no inverno. Pode ocorrer em pessoas que passam os dias em ambientes sem muita claridade e em pessoas fechadas em casa devido a doenças e limitações físicas. 
Acomete mais mulheres de que homens e o tratamento como em outras formas de depressão é o medicamentoso e o psicoterápico. Muitas pessoas sentem melhora tão grande com a Psicoterapia que podem dispensar ou diminuir a dose dos antidepressivos. 

Qualquer informação do post não dispensa a consulta com um profissional da saúde mental. 
Boa tarde.
Psicóloga Maria Rita Pontes CRP 08/12763


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falta de Educação ou Transtorno Comportamental?