O que ninguém te conta sobre a Fobia Social

O que ninguém te diz sobre a Fobia Social:

Aquela timidez excessiva que frequentemente ocorre antecedendo algum acontecimento público de importância a você. Que desencoraja, causando em seu corpo calafrios, suor entre os dedos, coração acelerado, deixando a mente em estado de alerta devido à extrema insegurança, o medo de ser humilhado e constrangimento em ser observado,  pode se tratar de uma silenciosa, porém angustiante Fobia Social.
Os primeiros indícios geralmente ocorrem na infância, e tem como ponto desencadeador situações repressores, que podem ter ocorrido por parte dos pais, de um irmão ou parente mais velho, que causou extremo vexame e medo de reincidência.
Estudos apontam que na fase escolar por fatores relacionados ao bullying, afeto não correspondido ou cobrança demasiada por parte de educadores, também podem servir de cerne para o desencadeio da fobia.
Toda e qualquer Fobia tem o significado de medo exagerado. A Psicologia define como sendo um estado de angústia, impossível de ser dominado, que se traduz por violenta reação de evitamento e que sobrevém de modo relativamente persistente, quando certos objetos, tipos de objeto ou situações se fazem presentes, imaginados ou mencionados [As fobias são classificadas entre as neuroses de angústia, na teoria clássica das neuroses.]
É necessário distinguir a fobia social da timidez, que é um comportamento não patológico, frequente.
Um exemplo para diferenciar timidez de fobia:
Não falar em publicamente ou num grupo ou não se inscrever numa atividade desportiva ou cultural, contudo, desejada, não justifica o diagnóstico de fobia social. Pois, diferentemente da timidez, a Fobia Social é fonte de intenso mal-estar, sendo invasiva, alterando as escolhas afetivas, escolares e/ou profissionais do indivíduo.
 Sendo assim, o que se percebe é que nestes casos, há consequências negativas e danos na vida do sujeito, devido a constantes comportamentos de evitação. Chegando ao ponto da experiência negativa do isolamento social.
São frequentemente considerados dois tipos de fobia social:
A ansiedade social generalizada: ou seja , caracterizada pelo medo de qualquer comunicação ou relação social
A Ansiedade social específica: onde esta, é oriunda apenas em determinadas situações (por exemplo, falar em público).
O tratamento de tal síndrome indicado para todas as idades é a psicoterapia, onde serão levantadas a cerne da origem do problema, trabalhando-se a reorganização do indivíduo, sua autoestima e o enfrentamento do medo. Muitos casos se fazem necessário o acompanhamento de um psiquiatra que ministrará uma medicação para o controle dos sintomas orgânicos.
Eu te convido a confrontar os seus medos, empoderar-se da sua vontade de viver a vida em grupo através do auxílio da psicoterapia.
Faça as pazes com a sua história.
Boas reflexões e descobertas.
Psicóloga Maria Rita Pontes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falta de Educação ou Transtorno Comportamental?

Depressão Sazonal: conheça as causas e sintomas.