Medo de Dirigir e a Síndrome do Carro na Garagem

SOBRE O PORTE DA CNH E  O          
MEDO DE DIRIGIR: 
A carteira nacional de habilitação é um documento almejado pela maioria das pessoas que buscam independência na vida pessoal e profissional, além de ser de suma importância nos dias de hoje por questões de legislação de trânsito (conforme cita o CTB artigo 162, parágrafo I, sendo considerado infração gravíssima o flagrante de dirigir sem possuir a permissão ou a CNH). 
Sendo comum muitas pessoas utilizarem esse documento apenas como identidade ou CPF, ou seja, existem pessoas habilitadas que não se dão o direito de dirigir após terem a concessão legal adquirida por serem acometidas de uma síndrome chamada "Síndrome do Carro na Garagem". 
Essa síndrome acomete na maioria das vezes mulheres, mas em geral há casos em que homens também são atingidos. 
Existem dois fatores preponderantes que a ciência define na aversão a dirigir uma delas é a insegurança causada diante da sensação de independência ao conduzir um automóvel. A outra é a consequência de um trauma, especialmente decorrente de algum acidente de trânsito gravado na memória.
Os sintomas mais comuns desse transtorno são pernas bambas, suor excessivo e mãos trêmulas, reações semelhantes a de qualquer situação de extremo estresse ou medo intenso. 
Existem casos em que o motorista se defronta com o medo e mesmo diante dele enfrenta e dirige seu veículo, mas há também os motoristas que não se arriscam a pegarem no volante de seu carro devido atingirem níveis altos de ansiedade e estresse por conta do pânico em conduzir um automóvel.
 O primeiro passo para a superação do medo é aceitar que ele existe e tentar com técnicas diárias diminui-lo, algumas dicas são valiosas para o motorista iniciar sua tentativa em prol da perda do medo de dirigir, entre elas recomendamos: 
1)Faça o exercício de tirar e pôr o carro na garagem, quantas vezes forem necessárias para que você consiga completar a tarefa sem tremedeiras. Quando se sentir segura e fizer isso com facilidade, vá para o próximo passo.
2)Dê uma volta no quarteirão, e celebre essa conquista.
3)Dirija por dois quarteirões. Repita o percurso uma vez por dia, por uma semana. Se achar que consegue, vá para o próximo passo.
4)Tente dar uma volta no seu bairro.
5)Trace 10 destinos para ir de carro, como a escola de seu filho ou uma padaria.
6)Coloque os objetivos na ordem do mais fácil para o mais difícil. Leve em conta a largura das ruas, a sinalização dos cruzamentos e o trânsito local.
7)Um por um, dirija até cada destino da lista. Se não conseguir, tente de novo outro dia, quando estiver calma.
Realizada tentativas sem o sucesso esperado o motorista poderá  pedir auxílio da Psicoterapia na busca de compreensão de seus medos e enfrentamento. O trabalho do profissional da Psicologia aliado ao dos instrutores do CFC auxiliará ainda mais nesse processo de superação ao Pânico no volante.
Quando necessário faça Psicoterapia consulte um Psicólogo. 
Psicóloga Maria Rita A. Pontes CRP 

08/12763 / Especialista em Psicologia do Trânsito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falta de Educação ou Transtorno Comportamental?

Depressão Sazonal: conheça as causas e sintomas.