Minha História de Amor pela Psicologia


Minha relação de amor com a psicologia começou depois que iniciei a faculdade, no início de 2001. Meu vestibular foi catastrófico, embora eu estiivesse passando por um conflito existencial sobre o que fazer da minha vida profissional, e em meio à inseguranças e dúvidas, prestei medicina veterinária e minha segunda opção (por intermédio de meu pai) foi psicologia.
Duas áreas aparentemente sem nada em comum, porém voltadas para o cuidado com vidas.
Lá vou eu cursar psicologia em Presidente Prudente-SP, na Unoeste, me afastando de meus pais iniciando uma outra vida numa nova cidade!
Fui escolhida pela profissão, quando iniciei a fase de contato com o outro, as teorias não mais eram complexas e a cada anamnese descobria um mundo de mistérios da psique a ser desvendado.
Certa do que queria, me formei em 2005 e comecei voluntariado após a formatura numa instituição abrigo para menores, e desde então passei a exercer a profissão com muito carinho e zelo pelo outro.
Nesta fase em tratamento de uma Síndrome do Pânico, enfrentei meus piores fantasmas para continuar fazendo o que me devolvia a paz.
Minha vida profissional iniciou-se em Inajá-Pr, fui contratada para atuar em um Cras e ao mesmo tempo na área escolar. Este foi o meu inicio para consolidar minha profissão naquela região.
Fui contratada em minha terra natal Colorado Pr, e durante o período que por lá atuei passei por postos de saúdes, projetos sociais, CREAS (voltado para o atendimento à pessoas com seus direitos violados) consultório particular, escola e até clínica de psicotécnico. Fiz de tudo um pouco, durante os 10 anos de formação de acordo com as oportunidades que me eram dadas.
Atendi gente pobre, gente rica, gente orgulhosa, gente sofrida... Mas sempre colocando como priori a essência do outro, buscando tirar de cada particularidade das vidas que passaram por mim, um grande aprendizado.
Atuo na área inicialmente com a abordagem psicanalítica, porém fui conhecendo aos poucos a abordagem cognitivo comportamental e decidi estudar mais para atuar. Pós graduada em políticas públicas, gestão de pessoas e coach, avaliação psicológica, tenho especialidade em psicologia do trânsito, com um grande sonho de levar adiante nova especialização em neuropsicologia se assim Deus permitir.
Retornei as atividades com a Psicologia após quase dois anos afastada, pois por motivo de escolhas pessoais, fui exercer e me dedicar a minha profissão mais importante que é a maternidade.
Atualmente estou atuando na área clínica e me dedicando à orientação psicológica online com grande entusiasmo.
Meu histórico com a psicologia não me coloca como a melhor profissional do mundo, mas me dignifica enquanto pessoa que empresta a sua escuta para auxiliar o outro no desvendar de seus medos, sintomas e desejos.
Tenho muito orgulho de fazer parte dos 55 anos de profissão Psicólogo no Brasil.
Eu Sou Psicóloga com muito orgulho!
Prazer em conhecê-lo(a)!
Maria Rita Alves Pontes CRP/08-12763

Comentários

  1. ...Síndrome do Pânico, enfrentei meus piores fantasmas para continuar fazendo o que me devolvia a paz.
    Minha vida profissional iniciou-se em Inajá-Pr, fui contratada para atuar em um Cras... Lembro-me de tudo isso. Fui sua aluna em um dos cursos que você ministrou no CRAS de Inajá-Pr. O qual mudou minha forma de pensar e descobri minha verdadeira identidade. Sinto orgulho de fazer parte da sua história e você fazer parte da minha. Como sempre, desejo que seu sucesso, seu crescimento seja slém do horizonte. Parabéns, Maria Ritta Alves Pontes por ser cada vez melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de encontrar pessoas durante a minha jornada profissional, que só trouxeram crescimento e valor na minha carreira. Você é especial! Beijos com carinho 😘🌷

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falta de Educação ou Transtorno Comportamental?

Depressão Sazonal: conheça as causas e sintomas.